AS MAIS LIDAS DA SEMANA

AS MAIS LIDAS DA SEMANA
AS MAIS LIDAS DA SEMANA

quinta-feira, 6 de agosto de 2015

CAMPO MINADO

           
           Lembro-me do tempo em que ônibus cheio ou lugar apertado eram sinônimos de “lata de sardinha”. A embalagem de lata continha três sardinhas ou até quatro quando menores. Hoje, só são duas, o preço continua o mesmo e o peso líquido também, mas inclui o “líquido” que acompanha a dupla de peixinhos. No caso da gasolina: adiciona-se álcool e ninguém sabe o percentual; cobra-se mais caro quando é aditivada, mas não se sabe o que e quanto se adiciona. Eis a dinâmica dos nossos tempos: iludir e enganar para que se movimente a máquina de fazer lucro.
            Infelizmente, a cada dia um novo golpe é aplicado. Até no papel higiênico se burla a boa fé do consumidor: compram-se rolos com o carretel de maior diâmetro e diâmetro final igual e com mesma "metragem", pois, sendo o papel mais fino e com o peso menor, o preço deveria ser mais em conta; contudo, isso verdadeiramente não ocorre. Lembramos que papel é vendido pelo peso e não pelo comprimento. Outro golpe do papel é a perfuração de corte com mais de dois palmos, induzindo o usuário ao maior uso! O bom lucro todos produtores devem buscar, mas não com disfarce.
            Poderíamos escrever páginas e mais páginas citando fornecedores de produtos e de serviços que se aproveitam e serviços que se aproveitam da pouca observação dos clientes para explorá-los de forma covarde. No concerto de eletrodomésticos, a pirataria é grande! Troca-se um fusível e apresenta-se a nota fiscal da compra de uma peça não trocada, que fará parte do estoque do esperto, e, por incrível que pareça, entrega-se a tal peça danificada e trocada, que pertencia à sucata do técnico. Tudo dentro dos conformes e sem nenhum deslize aparente. No próximo evento, mande fazer o conserto em sua casa, compre as peças a serem trocadas e, depois de tudo terminado, peça as peças defeituosas para dar a um sobrinho que goste de brincar de consertar. Você irá receber, talvez, uma peça defeituosa, mas a maioria das novas que você comprou será levada pelo espertinho.
            Tudo aqui comentado serve para chamar a atenção das pessoas para o fato de que só o conhecimento nos conduzirá a consciência das atitudes de terceiros que nos cercam. A observação de nossas atitudes e relacionamentos deve sempre ser feita com toda a atenção e comparação com outros ocorridos conosco ou com outros em casos semelhantes. Nem sempre seremos capazes de prever ou atentar para uma enganação; mas é bom ter consciência de que ela existe, para, quando possível, podermos decidir com sabedoria sobre nossa próxima atitude.


Nenhum comentário:

Postar um comentário