AS MAIS LIDAS DA SEMANA

AS MAIS LIDAS DA SEMANA
AS MAIS LIDAS DA SEMANA

quarta-feira, 6 de abril de 2016

A PONTE QUE CAI

                 
                  Infelizmente, a abertura do Baile Municipal do Recife, 2016, foi nodoada pela queda da ponte que liga o estacionamento à área de entrada do Classic Hall. Esse fato acontece pela displicência e irresponsabilidade que assolam o mundo de hoje. Não faz sentido, na preparação de uma festa, não serem revistos não só o local do evento, mas também os caminhos que levam ao prédio dos festejos. A queda da ponte se deu, seguramente, por falta de revisão das ferragens, que, certamente bem enferrujadas, não resistiu aos esforços provocados pelo peso das pessoas aglutinadas e cedeu, arrastando alguns dos transeuntes para o leito das águas sujas que passavam por debaixo da ponte.
            Outro motivo na queda de pontes e viadutos é o movimento de veículos ou pessoas de forma cadente, ou seja, com impacto compassado. Todo objeto tem sua frequência própria de vibração, isto é, existe uma oscilação externa, que pode aumentar a amplitude das vibrações naturais do objeto se essa oscilação externa tiver frequência igual a do objeto. Pessoas marchando ou pulando com uma dada frequência pode excitar, no caso, a ponte, oscilando-a, por conta da freqüência equivalente, em grande amplitude e fazendo-a se partir com se fosse feita de papel. É o que nós chamamos de a ponte entrar em ressonância, com a vibração das pessoas.            Da mesma forma, um veículo passando sobre uma ponte ou viaduto também pode vibrar na frequência da obra de arte (ponte ou viaduto), que entrará em ressonância, partindo-se.
Quanto maior a massa de um corpo menor será a frequência de ressonância; e é devido a isto que os viadutos e pontes são bastante espessos de forma a ter uma frequência de ressonância baixíssima, que, na prática, não igualaria a um corpo em movimento. Assim, uma estrutura metálica nem sempre pode servir para, isoladamente, ser uma ponte. Bases pesadas ligadas singularmente à estrutura metálica devem prover uma melhor estabilidade. Dessa forma, é sempre bom consultar um engenheiro em projetos desse tipo e não comprar simplesmente a estrutura que é vendida por um fabricante que não faz a instalação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário