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quarta-feira, 9 de novembro de 2016

MOBILIDADE NO RECIFE

            Os princípios da acessibilidade, em qualquer parte do mundo, contemplam o direito de todo cidadão de ir e vir na utilização plena de seus sete sentidos, ou seja, de seus sensores em relação ao meio que rodeia. Assim, vamos nos deter na mobilidade ou no direito de ir e vir. Particularmente, falaremos de algo grave na cidade do Recife: as calçadas e suas problemáticas.      Adiantamos que o não uso das calçadas levam os transeuntes a trafegarem nas vias destinadas aos veículos, prejudicando, então, a mobilidade dos pedestres e dos automóveis. O projeto das calçadas guarda certas características sem as quais fica sem sentido a sua existência. Essas características não devem estar estabelecidas nos códigos das prefeituras, e, por isso, quando a sua construção passou para a responsabilidade dos proprietários servidos por elas, tantos erros têm sido cometido no processo.
            O desnível em relação ao leito das ruas deve ser de no mínimo 20 (vinte) centímetros, para os carros não subirem os passeios quando estacionam ou desgovernam em baixa velocidade. A largura da calçada deve ser em torno de 2 (dois) metros, incluindo 1,20 (um e vinte) metros de passeio, 60 (sessenta) centímetros de inclinação entre o meio-fio – rebaixado para 10 (dez) centímetros o passeio em frente a entradas de auto –, e, finalmente, 20 (vinte) centímetros de canteiro para absorver a água das chuvas que escoam dos muros ou jardins das edificações. Esse detalhe não é respeitado e se utiliza o próprio passeio com, às vezes, inclinação maior que 30% (trinta por cento) para fazer o acesso a estacionamento ou à entrada de lojas. O meio-fio jamais deve ser nivelado com a rua e o acesso se faz com talude, possibilitando que a linha d’água passe entre o meio-fio e o talude. Pode-se colocar um tubo junto ao meio-fio e cimentá-lo, buscando o acesso à pista dos carros. Isso, no entanto, requer uma manutenção mais complicada como desentupir o tubo ou substituí-lo quando quebrado ou amassado. Finalmente, os passeios das calçadas devem ser contínuos e com no máximo 2% (dois por cento) de inclinação para escoamento das águas para o leito das ruas. A grande verdade é que afora todos esses erros de projeto é somado ainda a não renovação da arborização que, centenárias, quebram as calçadas, invadindo o passeio e deixando-os intransitáveis, o que obriga os cadeirantes, idosos e crianças, altamente vulneráveis, a invadirem o logradouro junto com o público em geral. Deixaremos de citar os projetos públicos de calçadas com inclinação de até 45o (quarenta e cinco graus) como temos o exemplo na Av. Agamenon Magalhães no trecho oposto ao Derby, que atualmente está sendo corrigido após dezenas de anos!
              Explanamos simplesmente os defeitos básicos de nossas calçadas, não comentamos as rampas necessárias para acesso de pessoas especiais, assim como outros detalhes que devem enriquecer os projetos de calçadas, como pisos de alerta, aspereza, e mobiliário pertinente.

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