AS MAIS LIDAS DA SEMANA

AS MAIS LIDAS DA SEMANA
AS MAIS LIDAS DA SEMANA

terça-feira, 17 de abril de 2018

AUTOESTIMA

         Quando falamos em autoestima, destacamos, no nosso meio, caras que não se popularizam por acharem que valem muito mais que seus pares e também que não são capazes de momentaneamente fazer um serviço de baixo nível como, por exemplo, apanhar um papel que esteja fora do lixeiro. Assim pensando, essas pessoas são vistas como muito importantes. Mas vamos avaliar esse conceito.
            Quando a autoestima de uma pessoa está em alta, ela pouco se importa com o que dizem as pessoas sobre suas atitudes no ciclo social. Ela estará sempre bem por reconhecer o seu valor e pouco se importará com a opinião do povo, pois não precisa dessa influência para sentir-se locupletada em seus sentimentos. A autoestima não é destruída quando se dedica alguns momentos a atividades em benefício da sociedade a qualquer preço. Se uma casca de banana está fora da lixeira, ela cuida de apanhá-la e colocá-la no lixo, isso evita que outra pessoa pise e escorregue, não é simplesmente desviar o caminho. Todos os tipos de atitudes em benefício da comunidade, presente ou ausente, são válidos. Isso unicamente é ter uma atitude de simplicidade.
            Vamos expor dois tipos de atitude e seus significados. A pessoa que pega uma vassoura e varre é uma pessoa simples, aquela que disputa a vassoura é uma pessoa humilde. Nunca queira ser humilde, mas sempre simples. Você sempre pode ter uma atitude simples: um copo com líquido é virado em uma mesa onde estão você e seus pares, então tire o lenço e evite que alguém se molhe. Mas quando o garçom chegar, deixe que cuide do serviço, você não vai querer tomar o pano dele e terminar de cuidar do acidente. O não saber a diferença entre simplicidade e humildade é que torna as pessoas simples ou humildes. Quem se humilha está adulando alguém por interesse. Isso é, faz-se “escravo” por conveniência. Não significa que o serviço “inferior” seja menos nobre, mas sim, que alguém já tem o nível para cuidar dele. O que seria do médico sem seus auxiliares técnicos? Dessa forma, você será sempre benquisto pelos seus colegas e amigos. Nenhum serviço deve magoar ou matar alguém, todos são válidos, mas deixemos que cada um, dentro de sua especialidade, cuide deles e não se meta quando alguém tem que fazer o que a ele cabe.
            Concluímos que o sentir-se preciosa é uma forma de ouvir de alguém palavras que lhe deem conforto e que venham estimular a autoestima dessa pessoa. Diferente do que, muitas vezes, pensamos,  as pessoas que possuem uma autoestima equilibrada sempre estarão dispostas a se colocar em tudo ao seu redor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário