AS MAIS LIDAS DA SEMANA

AS MAIS LIDAS DA SEMANA
AS MAIS LIDAS DA SEMANA

sábado, 29 de outubro de 2011

SEXO, GÊNERO E SEXUALIDADE


Muitos têm escrito sobre sexo com o intuito de esclarecer uma série de dúvidas que a população possui sobre como se apropriar desse componente de seu corpo cheio de contradições e mitos, criados pelos diversos segmentos sociais de acordo com seus “princípios”, apreendidos de forma empírica.

Agora, gostaríamos, de forma sucinta, definir três conceitos que sempre são violentados através da confusão que se faz entre eles. Inicialmente definimos SEXO como a forma de acontecer da humanidade no que se refere à genitália. Assim dizemos que existem três sexos: o masculino, o feminino e o hermafrodita. Vemos assim que, de forma simples, ao nascer uma criança dizemos ser seu sexo um desses citados.

O pouco estudo tem levado os homens a não contemplarem o hermafroditismo como uma forma de se expressar o sexo e isso tem tornado a sociedade preconceituosa em relação aos seres hermafroditas, levando-os, inclusive, a se “esconderem” pela tamanha agressão que sofrem dos médicos e de seus próprios pais que os consideram anormais, simplesmente por possuírem uma genitália diferenciada das mais comuns, masculinas e femininas, e querem operá-los o mais breve possível sem a consciência dos mesmos.

Lembramos que a genitália hermafrodita verdadeira não tem a aparência como se fosse uma “arrumação” mal feita dos dois sexos, ela é bem definida inclusive sem apresentação de saco escrotal, pois seu testículo, único, não é aparente. Como o sexo masculino e feminino, a aparência do sexo hermafrodita pode variar em seus múltiplos componentes em tamanho e forma. Em breve falaremos um pouco mais do terceiro sexo tão pouco estudado e entendido.

O GÊNERO é a forma das pessoas exercerem o seu sexo. Diferente do que se possa imaginar existe uma infinidade de gêneros humanos. Os gêneros básicos são: homem e mulher heterossexual, homem e mulher homossexual e hermafrodita, masculino, feminino e verdadeiro. Esse total de sete gêneros tem uma infinidade de variantes. Cada uma dessas vai dos mais exacerbados aos menos exacerbados sexualmente, dentro de uma das sete classes.

Finalmente SEXUALIDADE que é a forma da pessoa se comportar sexualmente junto a si mesmo, ao seu cônjuge e à sociedade. Daí sentirmos que a sexualidade possui vários parâmetros e por isso se torna uma característica extremamente pessoal. Junto a si mesmo, quando se define dentro dos padrões sociais, ou fora deles, com o intuito, muitas vezes, da autoafirmação junto a seus pares. Ao seu cônjuge com a intenção de favorecer a relação entre eles e, finalmente, junto à sociedade para parecer regular.

Esperamos ter esclarecido para o melhor uso desses vocábulos, tornando mais natural a vivência entre os gêneros humanos sem constrangimentos e preconceitos.

2 comentários: