domingo, 8 de julho de 2012
A ESCOLA MÁGICA
A educação formal, provida por uma escola regular, deve
incluir uma série de ensinamentos que abrangem desde os fundamentos da
comunicação oral e escrita até o desenvolvimento da cidadania, passando por uma
demanda que inclui vários aspectos da vida em sociedade.
Os países que incluem, nos currículos de suas escolas, todo
esse caudal de informações técnico-científicas, sociais e éticas, contam com um
amadurecimento da sociedade que suporta esse formato. Aparecendo como um
emissor complementar e mais profundo dos ensinamentos, já contemplados pela
família como precursora da educação formal, a escola é capaz de ter sucesso
nesse cometimento educacional.
Ao receber o educando, a partir dos cinco anos de idade,
a escola americana, por exemplo, é capaz de dar continuidade à educação com
grande leque de abrangência que passa por todas as demandas requeridas por uma
formação científica, social e ética. Infelizmente, a mania brasileira de copiar
soluções estrangeiras para os problemas e requerimentos de seus países tem
trazido soluções inócuas para o nosso. Pensadores e legisladores querem que a
escola brasileira resolva todos os problemas sociais e éticos quando não se
consegue nem ensinar o básico!
Os currículos são imensos com programas de disciplinas
distorcidos, com olhares para a formação consciente e tolerante do cidadão,
responsabilizando, inclusive, a escola pela formação de mentes condutoras da
preservação do meio ambiente até os cuidados de higiene e saúde. As exigências
do acolhimento das cotas raciais e de alunos com necessidades especiais, sem
parâmetro, completam a “aparente utopia” dos nossos “especialistas” em
educação.
O grande resultado disso tudo é ver as avaliações
nacionais e internacionais apontarem para resultados péssimos. E assim, pessoas
que dizem entender de educação, blasfemam contra a escola e o pouco empenho dos
nossos estudantes, quando eles próprios estruturaram esse caos. Importam
programas adotados em países com outra postura social e desenvolvimento
histórico peculiar, no intuito de obter aqui os mesmos resultados como se as
regras desses programas não dependessem de fatores culturais e vocacionais.
Longe das doutrinas que fomentam esses resultados lá
fora, jamais seremos capazes de dar sustentação a essas quimeras que sempre
serão um engodo para nossa sociedade. Existem segmentos que não se fazem apenas
pintando de dourado a base podre que é camuflada por aqueles que não querem um
povo esclarecido e capaz!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário