AS MAIS LIDAS DA SEMANA

AS MAIS LIDAS DA SEMANA
AS MAIS LIDAS DA SEMANA

terça-feira, 27 de maio de 2014

RACIONAIS OU IRRACIONAIS?


               O mundo é realmente dos que não pensam? Os homens desistiram de pensar? Ou descansar para os homens significa a cultura burra? Eu me assusto com essas frases! Mas como irei indagar sobre tudo que escreverei agora?
            A cada dia, sentimos que toda a imprensa fixa suas notícias em assuntos que promovem apenas a força física e as habilidades em esportes radicais ou especiais, como queiram. Os eventos dos humanos em seus “rankings” sempre estão juntos a atitudes ou esportes radicais. Corrida de automóveis, lutas corporais radicais, as disputas mais diversas possíveis que avaliem a resistência física ou o poder de tensão ou uso de alimentos ou drogas que atinjam os limites físicos humanos nos seus seis sentidos mais comuns: visão, audição, olfato, paladar, tato e térmico.
            O vencedor é ovacionado e muito bem recompensado por ser o manjar do povo! É ele que congrega multidões sem o dom da palavra ou do exemplo que servirá a toda humanidade. A juventude e o adulto batem palmas porque é esse que arrisca sua própria vida ou constituição física em prol do delírio da maior parte dos humanos. Os lutadores de espada, os desafiadores de feras sempre conquistaram os aplausos e clamores da plateia que vibrava com o urro de cada combatente no caminho da morte, era assim na Antiga Roma.
            Como evoluiu a humanidade após essas dezenas de séculos? Muito pouco. As lutas continuam dizimando ou alijando de algumas funções os “bravos” lutadores que fazem seu ganho com as perdas físicas ou psíquicas e, às vezes, com a própria morte. A grande diferença é que agora existe a tecnologia, o saber médico e as máquinas para tornarem mais distantes os limites! Tudo isso é feito em homenagem ao sucesso, à liderança e ao preito à vaidade! Onde está o ser humano racional? Onde está a admiração por aqueles que servem à humanidade?
            Infelizmente a imprensa tem se esquecido de homenagear e divulgar os grandes feitos dos estudiosos que utilizam sua racionalidade para produzir o bem. Na área da engenharia, ganha o construir; ganha a medicina, com toda tecnologia que facilita as intervenções; ganha a genética com todas as descobertas e todos os modelos atualizados. Na medicina, todos os avanços graças às pesquisas incansáveis. Nos estudos científicos, em geral, uma gama enorme de benefícios na agricultura, na arquitetura, na pecuária; tornando mais saudável o alimento e a habitação no mundo de hoje! Vamos melhorar a nossa racionalidade e, a cada dia, homenagear os nossos cientistas que ajudam tanto aqueles que só amam o corpo no extremo e a vaidade!

2 comentários:

  1. Excelente o texto, traduz a irracionalidade fomentada pela midia imediatista, que nos remete a uma realidade sombria,que valoriza a força bruta em detrimento do esforço dos que se dedicam ao estudo da ciência e tecnologia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É ISSO MESMO, NÃO FORMAMOS MEDICOS, ENGENHEIROS, ADVOGADOS, ADMINISTRADORES E CIENTISTAS LUTANTO OU JOGANDO BOLA.

      Excluir