AS MAIS LIDAS DA SEMANA

AS MAIS LIDAS DA SEMANA
AS MAIS LIDAS DA SEMANA

quarta-feira, 8 de abril de 2015

FIES NÃO FIEL

            Já estamos cansados dos políticos. Acho que essas "espécies" pensam que só eles possuem o mínimo de inteligência e que os outros humanos são totalmente acéfalos. Estão totalmente enganados.
            Após as perdas sofridas por diversas estatais devido a corrupção dos nossos Governos, vem a busca de soluções para o rombo que ficou. Os valores subtraídos das estatais são tão grandes que tornou qualquer economia do governo inócua para sanar o mal feito. Particularmente, um dos grandes investimentos acontecidos na área social foi na educação. Não para todos, mas e principalmente, para os grandes complexos educacionais internacionais.
            Falaremos do programa social denominado de FIES (Fundo de Financiamento Estudantil) que financia o estudo dos alunos em nível superior e o pagamento do financiamento  só acontece após a conclusão do curso. Ao apagarem-se as luzes de 2014, o programa foi reestruturado com novidades que praticamente não permitem nem renovação nem novas inscrições para os alunos carentes.
            Ficou estabelecida nota mínima no ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) para ser possível a contratação para 2015.1. Isso elimina vários estudantes carentes, que por força de suas condições sociais  e do pouco aproveitamento que trazem do Ensino Médio Além disso foi postergada a data de contratação fazendo o aluno buscar outra opção de curso mais em conta, e possivelmente de menor nível, na maioria das vezes. Até ai admite-se a “fantasia” da alteração em busca de melhor qualidade de ensino, e consequente restrição das oportunidades para todos!
            Depois vem a condição cretina das contratações só ocorrerem com as escolas superiores que no máximo aumentaram a sua semestralidade em 6,4%. Pesquisas mostraram que a média dos aumentos de mensalidades estavam em torno de mais ou menos 8%. Ora, não foram as escolas que inventaram o FIES. O governo criou esse programa porque era mais barato pagar a escola privada do que abrir mais vagas nas públicas! Não cumpriu sua obrigação na educação para todos e vem dar uma de bonzinho, financiando os educandos para estudar nas escolas privadas, recebendo dos mesmos, o retorno financeiro que inclui juros em seus contratos!
            A condição de limite para os aumentos levará as escolas a reduzirem seus investimentos e consequentemente a qualidade do ensino, tão decantada pelo MEC. A grande realidade é que esses programas do Governo acontecem para beneficiar os grandes grupos educacionais que, inclusive, dirigem seus alunos pagantes a fazerem o FIES, assim, recebem do governo e a inadimplência fica entre os alunos e o estado após a conclusão de seus cursos. Hipocrisia e controvérsias, mudar regras só a favor das perdas acontecidas graças à corrupção do próprio governo infame é desleal!

Nenhum comentário:

Postar um comentário