AS MAIS LIDAS DA SEMANA

AS MAIS LIDAS DA SEMANA
AS MAIS LIDAS DA SEMANA

quarta-feira, 6 de maio de 2015

ENTENDENDO OS NOSSOS SETE SENTIDOS

                       Antigamente, se costumava definir como cinco os sentidos humanos: visão, audição, olfato, paladar e tato. Hoje, já ampliamos para sete o número desses sentidos: térmico, visão, audição, equilíbrio, olfato, paladar e tato. O térmico é constituído por toda a nossa pele que detecta o frio e calor ao nosso redor. O equilíbrio é capaz de informar a nossa posição em relação ao planeta, funciona adjacente a orelha interna e é definido por um  triedro formado por três canais semicirculares – preenchidos com um líquido denominado de endolinfa – conhecido como sensor vestibular. Existem, hoje, a definição de outros sentidos que funcionam para controle de funções internas de nosso organismo, como: propriocepção, nocicepção, coceira, quimiorreceptor emético e outros que não aludem aos estímulos “extra corpóreos”.
            Vamos agora examinar as interfaces do nosso corpo e o exterior. Para os três primeiros sentidos, as interações corpo/meio se dão  por meio de ondas: eletromagnéticas de baixa frequência, eletromagnéticas de alta frequência e mecânicas, que atendem ao térmico, a visão e a audição, respectivamente. O sentido do equilíbrio é excitado pelo campo gravitacional da Terra num misto de onda (gravidade) e “contato” (variação da pressão interna produzida pela contração e expansão da endolinfa). Os outros três sentidos têm suas conexões por intermédio de contato: olfato e paladar por micro partículas e tato pelo próprio toque.
            É muito natural que se pense ser possível, em breve, a TV transmitir o odor de elementos presentes no estúdio da emissora, como perfumes e cheiro de alimentos, no entanto, é bom saber que, sendo o odor transmitido através de corpúsculos e não ondas, tal qual  a visão e a audição, o processo de transmissão irá demorar um pouco mais. Quando for possível transmitir-se o odor, também será possível transmitir-se objetos e pessoas, salvo as devidas proporções de complexidade.
            O princípio da dualidade onda/matéria, que é definida na Física Atômica, amanhã poderá tornar possível esse evento maravilhoso! Todos artefatos naturais possuem vibração própria e quando essa vibração tem frequência alta, esses elementos são melhor entendidos como ondas e quando a frequência é baixa, fica melhor defini-los como partículas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário