AS MAIS LIDAS DA SEMANA

AS MAIS LIDAS DA SEMANA
AS MAIS LIDAS DA SEMANA

sábado, 30 de maio de 2015

LAR: AEROPORTO INTERNACIONAL DO RECIFE

            A criatividade humana não pode deixar de ser elogiada. A Avenida Recife é palco de uma grande criatividade das classes menos favorecidas. A crise da casa própria tem sido decantada por todos os políticos que buscam soluções jamais acontecidas a contento pelos desvios de verbas, assim como alteração de programas criados para esse fim. O FGTS, por exemplo, que aplicava seus depósitos na construção civil e, em consequência, dava uma correção anual maior que a inflação para os seus credenciados, hoje recebe apenas uma renda como se fosse uma poupança manipulada pelo Governo.
            A grande solução para os sem teto foi fazer aberturas no muro limite do Aeroporto Internacional de Recife com a Avenida Recife e, do lado interno ao limite, construir o seu barraco. Este comentário aqui presente faz parte de minha observação ao passar por aquela avenida e ver pessoas conversando, outras fumando e, ainda, outras simplesmente sentadas no batente que deve dar entrada ao seu lar. Pude observar, pela porta aberta, que o espaço disponível é bastante restrito para a maioria dos tetos improvisados. As aberturas também são fechadas das mais diversas formas: porta de madeira, zincos, taliscas de madeira, etc. Se o conforto é pequeno, por volta das 18h30 os habitantes desse “condomínio” vivem felizes a apreciar a avenida e esperar o movimento fenecer para o descanso noturno.
         O Aeroporto Internacional do Recife não é tão movimentado durante a noite, no entanto, de forma esporádica, chegam voos durante toda a madrugada. Esses locais que ladeiam a pista de aterrissagem e decolagem dos aviões devem ser atormentados com ruídos fortíssimos durante boa parte da noite. A consequência dessa agressão às orelhas dos favelados é a surdez em pouco tempo e consequente sequela física que cairá certamente na responsabilidade do Governo que terá que aumentar as suas despesas com a saúde pública. É bom que o governo veja por essa população, melhorando o isolamento de seus barracos, muros e telhados, evitando a surdez ou a relocação desse povo que, com sua imaginação criativa, construiu sua “casa”, mas esqueceu de proteger-se de grandes inimigos: o ruído e uma consequente surdez.


Nenhum comentário:

Postar um comentário