AS MAIS LIDAS DA SEMANA

AS MAIS LIDAS DA SEMANA
AS MAIS LIDAS DA SEMANA

quarta-feira, 2 de setembro de 2015

TECNOLOGIA PERVERSA

            Cada dia que passa a tecnologia invade as nossas máquinas, com programas que quase adivinham nossos pensamentos, antecipando nossas atitudes ou coibindo outras tantas. Os programas de desenhos e projetos tiram nossas opções de ligação de linhas aos nós do desenho, nos obrigando a desativar os comandos quando assim não desejamos, quando antes nos obrigava a um segundo comando para ligar ou não as linhas às interseções. Era mais coerente. Os editores de texto, do mesmo modo: a cada palavra iniciada vêm as outras sílabas “colaborando” com a nossa redação. Nos programas diversos, sempre vem a vontade dos criadores do programa de adivinhar nosso próximo passo como semideuses.
              Nas máquinas acontece o mesmo. Portas de autos não abrem se o carro está em andamento, e tantos outros “interlocks” para evitarem ações inconscientes, ou não pensadas, estão presentes no dia a dia das máquinas. Em caso de um sequestro, o sequestrado não pode nem pular do carro numa oportunidade de o veículo estar em baixa velocidade. Agora também são os acessórios que são inibidos de acordo com as leis vigentes para seu uso. Um exemplo típico é a TV do carro que não funciona quando o auto está em movimento. Tudo bem para o motorista, mas tudo mal para o passageiro que deseja assistir algum programa, enquanto seu motorista dirige, e não pode! Apenas o som é escutado e a tela informa que para segurança a imagem está sendo bloqueada.
            Ora, melhor é proibir o fabricante de dar espaço para o uso da TV no mesmo vídeo da câmera de ré e só permitir a TV para passageiros que estão a partir da segunda fila de bancos. Assim fica mais coerente. Ver TV, só no banco traseiro! Inclusive a imagem volta a funcionar quando o carro para de se movimentar o que pode dar motivo de multa quando de uma abordagem por fiscais de trânsito.
            As terríveis consequências dessas ingestões no fazer das pessoas têm levado a cada dia o povo à indolência. Todo o mundo fica esperando saídas que não chegam! A busca de soluções para imprevistos fica difícil para quem não está acostumado a construir seu passo a passo regular, e espera sempre que alguém lhe auxilie nas suas tarefas.  É bom lembrar que nem sempre se tem a ajuda na hora necessária. O viver hoje precisa de espírito empreendedor que só se adquire com preparo intelectual que depende dos investimentos que se faz no trabalho intelectual. Assim, não devemos nunca nos curvar diante das certas facilidades dos dias de hoje, pois nem sempre o encantamento inicial das novidades tecnológicas vão nos levar a um futuro promissor.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário