AS MAIS LIDAS DA SEMANA

AS MAIS LIDAS DA SEMANA
AS MAIS LIDAS DA SEMANA

domingo, 29 de novembro de 2015

COCRIAR: O DESRESPEITO À SINGULARIDADE

             Hoje em dia, o segmento que mais cresce no mundo é o de vendas. Os grandes marqueteiros entrevistam milhares de pessoas antes de lançar um produto novo para sentir como o público gostaria que fosse essa nova invenção, e assim lançam o produto. À primeira vista o lançamento faz sucesso porque veio dos palpites do povo, ou seja, o novo contou em sua criação com as ideias da sociedade. Qual nada! Simplesmente os inventores queriam descobrir na população os anseios comuns e desejos inconscientes; isso significa cocriar: atender a uma cobiça, muitas vezes, inconsciente, de um grupo.
            Por exemplo, se você vai comprar um rolo de papel higiênico, você olha para dois rolos, são do mesmo tamanho, um está com o preço menor que o outro, vai você e compra. Mas deixe estar que aquele que é do mesmo tamanho e com o preço menor tem o carretel maior, o papel é mais fino, e tem a mesma “metragem”. Os dois rolos, na verdade, são do mesmo comprimento, porque o cara colocou o mesmo comprimento para o papel mais fino, e botou o carretel mais grosso. Aí, você diz: “É igual e eu vou levar vantagem”, e isso é bom, é popular “levar vantagem em tudo”, aí, compro! Um outro exemplo pode ser citado: o creme dental, para se gastar mais e aumentar o consumo, é feito com a abertura maior. Quando você quer cobrir a escova, para parecer bonitinho como no filme que lhe garante o costume ou condicionamento, automaticamente você vai gastar mais pasta.
            A vaidade social das conquistas humanas faz com que se acredite em tudo novo no campo da ciência sem questionamento. Foi sucesso de um cientista, um humano, foi sucesso meu, e a esse sucesso eu me agarro com todas as forças para que eu não venha a me decepcionar.

            São esses impulsos inconscientes que trazem tanta similitude entre os humanos que chegam até a perder a individualidade ou singularidade. “Todos” parecem iguais! São as pessoas estigmatizadas, em sua maioria, tímidas, que se caracterizam como singulares e daí absorvem essa forma de serem vistas por “todos” (os grupos mais regulares). A palavra cocriar não existe no dicionário ainda, mas significa atrair as pessoas para uma coisa que elas estão acostumadas a ter ou desejar, com o intuito de se vender uma ideia. Isso é cocriar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário