domingo, 29 de novembro de 2015
COCRIAR: O DESRESPEITO À SINGULARIDADE
Hoje em
dia, o segmento que mais cresce no
mundo é o de vendas. Os grandes marqueteiros entrevistam milhares de pessoas
antes de lançar um produto novo para sentir como o público gostaria que fosse
essa nova invenção, e assim lançam o produto. À primeira vista o lançamento faz
sucesso porque veio dos palpites do povo, ou seja, o novo contou em sua criação
com as ideias da sociedade. Qual
nada! Simplesmente os inventores queriam descobrir na população os anseios comuns
e desejos inconscientes; isso
significa cocriar: atender a uma cobiça, muitas vezes, inconsciente, de um grupo.
Por exemplo, se você vai comprar um
rolo de papel higiênico, você olha para dois rolos, são do mesmo tamanho, um
está com o preço menor que o outro, vai você e compra. Mas deixe estar que
aquele que é do mesmo tamanho e com o preço menor tem o carretel maior, o papel
é mais fino, e tem a mesma “metragem”. Os dois rolos, na verdade, são do mesmo
comprimento, porque o cara colocou o mesmo comprimento para o papel mais fino, e
botou o carretel mais grosso. Aí, você diz: “É igual e eu vou levar vantagem”,
e isso é bom, é popular “levar
vantagem em tudo”, aí, compro! Um outro exemplo pode ser citado: o creme
dental, para se gastar mais e aumentar o consumo, é feito com a abertura maior.
Quando você quer cobrir a escova, para parecer bonitinho como no filme que lhe
garante o costume ou condicionamento, automaticamente você vai gastar mais
pasta.
A vaidade social das conquistas
humanas faz com que se acredite em tudo novo no campo da ciência sem
questionamento. Foi sucesso de um cientista, um humano, foi sucesso meu, e a esse sucesso eu me agarro com
todas as forças para que eu não venha a me decepcionar.
São esses impulsos inconscientes que
trazem tanta similitude entre os humanos que chegam até a perder a
individualidade ou singularidade. “Todos” parecem iguais! São as pessoas
estigmatizadas, em sua maioria, tímidas, que se caracterizam como singulares e
daí absorvem essa forma de serem vistas por “todos” (os grupos mais regulares).
A palavra cocriar não existe no dicionário ainda, mas significa atrair as
pessoas para uma coisa que elas estão acostumadas a ter ou desejar, com o
intuito de se vender uma ideia. Isso é cocriar.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário