AS MAIS LIDAS DA SEMANA

AS MAIS LIDAS DA SEMANA
AS MAIS LIDAS DA SEMANA

quarta-feira, 28 de março de 2018

AMOR E EXCLUSIVIDADE

            O condicionamento social se constitui numa grande força que influencia os modos das pessoas agirem, principalmente em seus relacionamentos a dois. Normalmente as atitudes que nascem devido ao condicionamento são automáticas e pouco conscientes. Inclusive os conceitos das atitudes são modificados escondendo, mais e mais, o verdadeiro motivo daquele estar ou movimentar-se durante a vida. Vamos aqui delinear um fato muito simples que ocorre entre os casais por puro condicionamento social.
            Quando duas pessoas se relacionam ou começam a “ficar”, elas dizem que estão amando. Cada uma que ressalte os dotes e as prendas do par, levando a crer que o amor veio dessas qualidades e outras tantas que serão capazes de manter aquela união por anos a fio. Ninguém fala sobre necessitar do outro para desfrute da vida com mais prazer e como companhia que venha a fortalecer um viver mais proveitoso. Tudo é justificado pelo amor surgido de repente! Ninguém fala das atitudes complementares ou da cobertura das necessidades faltosas em si mesmo, tudo é simplesmente para satisfazer o amor!
            A verdade é que o amor é o grande desejo de que o outro pertença a você  com exclusividade, quando o amor não entra na conversação, a relação não fica diferente de tantas outras e cada um vale o mesmo para qualquer um, mais ou menos que o outro. Assim vemos que a palavra amor serve para selar uma busca por um pertencer exclusivo: eu te amo, então pense duas vezes em suas atitudes; eu te amo, então você tem que me amar; eu faço isso pelo amor que tenho a você; o amor atravessa montanhas.
            Quando não se ama, a relação busca soluções imediatistas. Estou apenas “ficando”  com você. Amanhã posso estar com outra pessoa, nada é exigido, nada é obedecido. Assim sendo, a forma que se encontrou de dizer que somos exclusivos é falar que nos amamos! Devido a esse fato, a primeira coisa que se fala quando se busca por uma separação é dizer simplesmente, “não te amo mais”. Essa é a forma de desfazer a ligação que tinha continuidade e dava exclusividade ao querer bem! Assim analisando, vemos que tudo se encaixa. Quando se diz “meu amor acabou” estou dizendo: volto a pertencer a todos!
            As referências aqui colocadas são uma forma de se ter consciência do significado dos sentimentos e de não materializá-los com simples palavras que absorvem as desculpas dos momentos pouco definidos pelos anseios que não terão de ser justificados a terceiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário