AS MAIS LIDAS DA SEMANA

AS MAIS LIDAS DA SEMANA
AS MAIS LIDAS DA SEMANA

quarta-feira, 8 de julho de 2009

ACÚSTICA ARQUITETÔNICA

A ACÚSTICA ARQUITETÔNICA cuida de prover ao som isolamento ou autenticidade de acordo com as características da audição humana. Efeitos sonoros, muitas vezes, são necessários quando se quer, em um determinado local, simular outro tipo de lugar.
ISOLAMENTO SONORO
Podemos isolar o som de forma objetiva e de forma subjetiva:
Isolamos de forma subjetiva quando não diminuímos a intensidade do mesmo, no entanto, criamos outro som de nível tal que o ouvido aumenta seu limiar de audição, deixando de escutar o som que se deseja isolar. Chamamos essa prática de mascaramento. Mascaramos o som indesejável. Muitas vezes, um ruído de fundo faz esse papel, tornando a nossa audição pouco aguçada. É bom ressaltar que essa característica de nossa audição pode dar privacidade a um grupo, como também pode tirá-la de outro. O mascaramento pode ocorrer em uma frequência ou em uma dada faixa de frequências, dessa forma só atua nestas frequências.
Para isolar objetivamente, utilizamos as formas de diminuir a intensidade da onda, ou seja, a sua amplitude. Afora a utilização dos fatores climáticos, podemos também isolar: encapsulando a fonte – com material “pesado” ou denso; aumentando a distância entre o ouvinte e a fonte; colocando obstáculos de grande massa entre a fonte e o ouvinte ou utilizando “plugs”, fones ou outros protetores auriculares. Lembrem-se de que o isolamento desta última forma é o mais danoso por cortar a audição indiscriminadamente, fazendo com que o usuário desse equipamento fique quase que totalmente surdo, assim, despreparado para ouvir sons de alerta.
O isolamento acústico não termina nesses conceitos. O isolamento de vibrações, ruídos de impacto e de fugas sonoras ou ruidosas constitui-se em um estudo a parte. Nós acostumamos a chamar este estudo de correções acústicas, pois, normalmente, é um trabalho feito sobre o edifício construído, no qual não se teve o cuidado com a acústica na execução do projeto.
Lembramos, finalmente, que materiais “leves”, esponjosos ou absorventes não isolam os ruídos ou sons. Em outra oportunidade escreveremos sobre isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário