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quinta-feira, 9 de julho de 2009

NIVEL SUPERIOR PARA O ALUNO DE HOJE

Discute-se muito como fazer para educar, nos cursos superiores, uma diversidade imensa de níveis intelectuais trazida pelos alunos de hoje.
Na verdade, as facilidades dadas aos vestibulandos de menor conhecimento para ingresso nas universidades estatais, tornaram as salas de aula bastante heterogêneas no que se refere ao conhecimento e ao nível social de seu alunado. O desnível de conhecimento dos alunos resultante das diferentes formas de selecionar os candidatos tem dado a possibilidade de entrar nas universidades do governo a pessoas com pouco conhecimento, contanto, que sejam carentes e/ou de cor. Melhor seria estabelecer um percentual específico para essa população na sala, e que essas pessoas tivessem, após aprovação no vestibular, antes do início das aulas, um curso de conhecimentos básicos (matemática, português e informática) de, pelo menos, 30 dias, no mesmo horário do curso superior. Já temos disponível a formatação dessa inclusão educacional – www.esuda.com.br – veja programa VISE.
A estrutura da educação superior no Brasil propicia uma solução bastante simples para esses fatos que têm sido abordados com muita frequência. As universidades ficam para os que pertencem a uma elite intelectual e as escolas isoladas ou IES, para aqueles que queiram atuar no mercado com conhecimentos de nível superior. Assim, quem deseja trabalhar, continuar pesquisando e enriquecendo-se de saber, que faça as universidades particulares e estatais, e os mais pragmáticos que estudem nas IES; e o governo que pague os estudos dos mais carentes através de programas sociais, pois o estado normalmente não cria IES. Dessa forma, o custo do ensino será muito menor e mais proveitoso, sem a invenção de programas que só tendem a baixar o nível dos estudos nas universidades que foram criadas com a finalidade de ensino e pesquisa. As IES devem fazer o seu papel que é o de expor um conhecimento maior aos seus alunos, e prender-se, em seguida, aos pontos que darão aos seus discípulos as doutrinas dos conhecimentos necessários para o mercado de trabalho da atualidade.
Para alcançar, de forma lúcida, os objetivos institucionais da educação para os dias de hoje, o Governo deve:
Entender que as IES existem para ajudar nesses objetivos, e assim divulgar os feitos e papel das mesmas, através de programas de divulgação.
Criar financiamentos para as escolas de administração privadas, por meio dos quais o aluno pague, no dobro do tempo de estudo, prestações que correspondam a 50% do valor da mensalidade cobrada pela escola que o diplomou no momento da efetuação desse pagamento. Sem executar juros nem correção, pois esse dinheiro é para cobrir outros financiamentos iguais. Já temos disponível a formatação dessa inclusão educacional – www.esuda.com.br – veja programa PAFIDE.
Reformular, com esse entendimento, o programa de avaliação das IES e das Universidades.
Recrutar seus professores para eventos pedagógicos e de conhecimentos científicos com a finalidade de uma maior adequação dos métodos à mentalidade do alunado de hoje.
Jamais pensar em baixar o nível do ensino universitário para atender à demanda diferenciada, pois o mercado já está carente de profissionais capazes.
Em outra oportunidade, comentaremos um pouco sobre a solução das emergências na educação superior.

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