AS MAIS LIDAS DA SEMANA

AS MAIS LIDAS DA SEMANA
AS MAIS LIDAS DA SEMANA

domingo, 8 de novembro de 2009

Grupo ESUDA completa 35 anos de atuação em Pernambuco com investimentos em acessibilidade e novos programas de ensino

por RAQUEL LAFAYETTE

O Grupo ESUDA, que inclui a Faculdade ESUDA, a Central de Cursos ESUDA e três unidades de ensino a distância nas cidades de Recife, Caruaru e Palmares, completa 35 anos com investimentos em novos programas de ensino e projetos de acessibilidade, além de ampliar sua atuação no interior. O Grupo ESUDA soma mais de quatro mil alunos em todas as unidades de ensino.

Numa iniciativa pioneira em Pernambuco, a Faculdade ESUDA desenvolve um programa de aproximação dos alunos com o mercado de trabalho, por meio de atividades e especializações durante o curso de graduação. A ESUDA oferece cinco cursos: Administração, Arquitetura e Urbanismo, Psicologia, Economia e Ciências Contábeis.

No curso de Administração, por exemplo, os alunos escolhem entre várias áreas de interesse profissional e, ao longo da graduação, têm a oportunidade de se especializarem na área escolhida: Comunidades de Aprendizagem, Administração da Informação, Estudos Organizacionais, Finanças, Marketing, Tendências Organizacionais, Gestão de Pessoas e Comportamento Organizacional.

Na área de Psicologia, a Faculdade ESUDA mantém em funcionamento vinte consultórios para atender à população. As clínicas-escola prestam serviço de acompanhamento psicológico e plantão psicológico, de segunda a sábado, com atendimento realizado por alunos recém-formados, através do Projeto Incubadora, e um grupo de estagiários supervisionados por profissionais da área.

O curso de Ciências Contábeis da ESUDA foi selecionado entre os melhores do Brasil pelo Guia do Estudante da Editora Abril e vai figurar na publicação especial GE Melhores Universidades 2009. O curso também recebeu, em 2008, o Prêmio Caduceu do Conselho Regional de Contabilidade de Pernambuco como o melhor curso superior do estado. A graduação de Contábeis da ESUDA é a única onde os alunos trocam canetas e cadernos por computadores durante todo o último período.

Já em Arquitetura, destaque para o único Laboratório Vivo de Arquitetura e Urbanismo de Pernambuco que foi inaugurado recentemente na ESUDA. O espaço ocupa uma área de 850 metros quadrados e oferece diversos materiais que são utilizados na arquitetura e no paisagismo contemporâneos. Outro espaço exclusivo da ESUDA é o Laboratório de Acústica Arquitetônica, com equipamentos importados da França e único deste porte no Brasil.

No curso de Economia, o Projeto Incubadora conta com duas empresas: uma empresa de Engenharia Econômica e outra de Consultoria e Planejamento Econômico/Financeiro.

Acessibilidade - A Faculdade ESUDA é referência em projeto arquitetônico de Desenho Universal com infraestrutura que respeita as diferenças de portadores de deficiências em suas instalações. Além dos elevadores com sinais sonoros e teclas em braile, a instituição conta com toaletes adaptados para portadores de necessidades especiais, principalmente, aqueles com problemas de paraplegia, tetraplegia, esclerose múltipla, distrofia muscular progressiva, espinhal e esclerose amiotrófica lateral.
Os novos espaços sanitários trazem portas mais largas, louças baixas e lavabos especiais. Em todos os banheiros também foram instaladas barras de apoio em aço inox. A faculdade já conta com rampas de acesso, portas especiais, sistemas de sinalização especial e passeio com pisos sinalizadores.
O grupo mantém uma unidade especializada na formulação e fiscalização de projetos de acessibilidade em Pernambuco. O Núcleo de Acessibilidade ESUDA (NAE) é coordenado pela psicóloga Rilda Velozo e composto por arquitetos e psicólogos. O NAE está finalizando o projeto de um laboratório dirigido a portadores de necessidades especiais, como cadeirantes e deficientes auditivos e visuais. O espaço contará com computadores adaptados e impressoras em braile, além de jogos especiais como: jogo da velha, resta 1 e xadrez para cegos.

Ensino a Distância - O Grupo ESUDA investiu em torno de R$ 200 mil na unidade de ensino a distância em Palmares. O espaço ganhou onze salas climatizadas, auditório, biblioteca, salas de estudo e laboratório de informática. O prédio tem quatro andares e é totalmente adaptado para portadores de deficiência. As unidades de Palmares e Caruaru já somam mais de dois mil alunos. O Grupo ESUDA tem parceria com a Universidade Norte do Paraná – Unopar, um dos maiores centros de ensino a distância do país, nas duas unidades do interior e na unidade de Recife.

Financiamento – A Faculdade ESUDA oferece aos seus alunos a oportunidade de financiar até 50% de suas mensalidades. O Plano de Apoio Financeiro ao Discente ESUDA (PAFIDE) permite que as mensalidades sejam pagas no dobro do tempo em que foi feito o financiamento, após o término do curso e com um diferencial: as mensalidades não têm juros nem correções ao longo do ano. “O aluno vai devolver à faculdade exatamente o que lhe foi dado: a mensalidade. Assim, pagará apenas pelo valor das mensalidades. Estamos trabalhando com educação e não com um investimento mercantil”, afirma o diretor da ESUDA, Wilson Barreto.

Além do PAFIDE, a ESUDA também oferece o Vestibular de Inclusão Socioeducacional (VISE), que concede até 50% de desconto nas mensalidades às pessoas com dificuldades financeira, social ou física. O candidato passa por uma avaliação socioeconômica com uma assistente social e por um curso de atualização de conhecimentos.

4 comentários:

  1. A ESUDA é de uma ótima referência. Tenho orgulho de cursar psicologia nesta Faculdade.

    ResponderExcluir
  2. Toda equipe profissional desta Faculdade ESUDA principalmente Angela da Ouvidoria são excelentes, super atenciosos com o bem estar dos estudantes.

    ResponderExcluir
  3. È imprecionante como uma faculdade deste porte tem um especialista em matemática que não sabe matemática

    ResponderExcluir
  4. gostaria de saber como ter acesso ao VISE atraves da esuda,só assim realizaria meu sonho de me formar e trabalhar com arquitetura sou de caruaru

    ResponderExcluir