Lembrando momentos que já se foram, muitas vezes, imaginamo-nos saudosos. A grande perfeição da natureza reside na mente ao manter-se sempre igual em relação às sensações, independentemente da idade que possuímos. Esse fato nos leva a pensar, em outrora, realizando-se hoje da mesma forma. No entanto, a resistência física já não é a mesma.
Dessa forma, muitos eventos que ocorreram e dependiam desse particular, hoje, já não seria possível acontecerem. Incrível é saber que naquele tempo tudo aconteceu cerebralmente como aconteceria agora, no entanto o meio físico nos inibe, pelo desejo do descanso, antes preterido pela vontade do fazer da mente. E então, quem comanda agora o seu querer? A mente ou o corpo? A mente com certeza! Mas agora nem todos os desejos serão satisfeitos. Nosso caminhar será restringido pela potencialidade do nosso corpo. A voluntariedade do nosso cérebro não poderá contar mais com um corpo perfilado aguardando suas ordens.
Eis o abrir de novos caminhos que contemplarão o nosso querer independente do nosso poder físico. É a mágica da eterna jovialidade da nossa mente. A jovialidade que assusta os moços que são impelidos a concorrerem com os mais velhos em uma luta igual. Não entendem que as armas e os desejos são outros, não concorrem. O jovem querendo mostrar que se desenvolve e cresce, o velho querendo provar que muito produziu durante a vida e quer o reconhecimento de todos, muitas vezes, ensinando lições ultrapassadas para vender as sobras nos dias de hoje. As grandes lições aprendidas devem ser transferidas para os seus descendentes!
Como cuidar dessas necessidades no passar do tempo? Só existe uma maneira de manter-se menos distante da juventude: preparando-se para a velhice. O corpo físico deve ser zelado, a cada momento, da juventude em seus múltiplos detalhes. Isso não significa poupar o “corpo” dos prazeres da juventude, mas sim fazê-los com parcimônia. Infelizmente os exageros no viver os momentos têm levado jovens à morte ou a males físicos irremediáveis. Por que sacrificar por antecipação esse corpo que envelhece? A vida deve ser vivida palmo a palmo, dia após dia. Nada deve ser guardado para o amanhã, mas a velhice deve ser preparada de forma que os anos cheguem com qualidade de vida. Sua mente, esteja certo, sempre será responsável pelo seu querer maior!