AS MAIS LIDAS DA SEMANA

AS MAIS LIDAS DA SEMANA
AS MAIS LIDAS DA SEMANA

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

MEDALHA OU NÃO?

Os resultados das disputas esportivas têm sido sempre discutidos pelos perdedores dos eventos. Por um lado por acontecer com frequência erros dos árbitros, e por outro lado devido à violência cometida por um dos litigantes como sejam: doping, ou outro artifício não permitido naquele embate. As pesquisas tem sido exaustivas em busca de uma atitude legal que possa reverter o resultado ou anular aquele encontro esportivo dando lugar a outra oportunidade para aquela disputa.
Desta forma o esporte é violentado, pois uma oportunidade de um encontro que mede desenvolvimento físico torna-se uma oportunidade para um confronto em tribunais. Devemos respeitar, sim, as regras do jogo, mas não podemos criá-las após o encontro. O propósito deste comentário relaciona-se ao texto abaixo:
Jornal diz que sul-africana é hermafrodita, 10 de Setembro de 2009, 21:21. A sul-africana campeã mundial dos 800m, Caster Semenya, é hermafrodita, noticiou nesta quinta-feira o periódico australiano Sydney Morning Herald. De acordo com o jornal, os testes realizados pela Federação Internacional de Atletismo (IAAF) apontam que a atleta tem órgãos sexuais masculinos e femininos. Segundo o diário, Semenya não possui ovários, mas testículos internos que produzem testosterona em níveis muito superiores a outras mulheres. O Sydney Morning Herald, afirma ainda que a IAAF tentou se comunicar com a sul-africana para informar o resultado dos exames, mas não teve sucesso. Mas segundo o porta-voz da entidade, Nick Davies, nada de conclusivo pode ser dito sobre o assunto. "Nós não vamos comentar porque ainda não sabemos de nada", afirmou. "Temos os resultados finais dos exames realizados na Alemanha. Agora eles precisam ser interpretados por um conjunto de especialistas da comissão médica da IAAF e outros peritos", completou. Mesmo que seja confirmado o alto nível de testosterona de Semenya, ela dificilmente será penalizada com a perda de sua medalha. "Seria legalmente muito difícil tirar a sua medalha", alertou Davies à BBC no dia anterior à publicação da matéria do Sydney Morning Herald.
O hermafroditismo é uma espécie de quimerismo, quando este se relaciona com a genitália interna e/ou externa. No caso existem órgãos internos que indicam características hermafroditas nessa criatura. Assim deve ser considerada hermafrodita.
Vale a pena agora saber se na seleção os atletas são avaliados quanto ao seu percentual hormonal, não podemos lembrar essa avaliação após a conclusão do embate. Não houve dolo da litigante quando inscrita nos 800m, pois era um humano com genitália de fêmea, e daí apta a concorrer com outras mulheres.
Os promotores desses encontros desportivos devem então criar novas regras e disputas entre hermafroditas, talvez homossexuais, enfim uma infinidade de classes até que se esgotem as diferenças características dos humanos. O natural jamais deve ser tolhido de seus direitos! Já não bastam as diferenças, com as suas dificuldades, junto aos regulares? Que se crie o 3º sexo, e assim, concorrerão os hermafroditas criando na humanidade um respeito maior por este segmento da espécie humana tão violentado. É hora de se por um basta na ignorância dos que avaliam certames sem capacidade para tal.
É imperativo deixar a medalha com Caster Semenya, por ser a atitude mais correta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário