AS MAIS LIDAS DA SEMANA

AS MAIS LIDAS DA SEMANA
AS MAIS LIDAS DA SEMANA

sábado, 12 de setembro de 2009

A VIOLÊNCIA DO ESTADO

Existem prestações de serviços feitos por empresas de administração privadas que estão diretamente associadas àquelas que deveriam ser obrigação do governo. As de saúde, educação, e transporte estão dentre as mais prementes, pois delas depende o desenvolvimento maior do país.
O transporte garante ao empresário e ao operário o seu deslocamento. Assim o governo tem que garantir um bom fluxo na movimentação dos veículos com boas estradas e ruas, e com transporte acessível para que os menos favorecidos possam chegar ao seu trabalho e a sua residência. Sem falar das autoestradas que servem ao escoamento de produtos entre cidades produtoras e consumidoras.
O governo não pode esquecer o serviço prestado por empresas de ônibus que atende ao transporte de trabalhadores. O Estado deve garantir a segurança. E nos eventos de violência contra esses transportes, deve assumir os danos causados por vândalos. Lembramos que as empresas de ônibus privadas não concorrem com o governo, ao contrário, auxiliam-no. O governo tem feito o seu papel?
A saúde que chega ao púbico na concessão de estabelecimentos hospitalares particulares tem ajudado, e muito, a saúde púbica em nosso país. Infelizmente, é a força do marketing que tem feito surgir hospitais bastante completos em nossa cidade. O uso desses hospitais por pessoas que possuem poder aquisitivo ou convênios com planos de saúde elitizados é o responsável pela construção de hospitais modernos e com equipamento de ponta, esses que, por sua vez, só recebem críticas do governo e, quando muito, convênios populares com reembolso irrisório. E haja “CPMF”!
Na educação o fato é público e gritante. A violência vai desde a tentativa a cada momento, de desmoralização das IES (Instituições de Ensino Superior) particulares, criticando publicamente os seus feitos, até a criação de formas de avaliação que vêm gratificar a escola pública e aniquilar a escola de administração privada. Quando o governo elogia suas escolas e fala mal das não estatais, está incentivando os ricos a colocarem seus filhos nestas, causando mais dificuldade aos carentes para estudarem nas gratuitas, pois, as poucas vagas são ocupadas pelos que podem pagar cursinhos e tiveram boas escolas no ensino médio.
O Estado não vê a escola que forma 80% da população brasileira como uma grande aliada que o está ajudando a fazer um Brasil melhor. No nível superior o Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes) aplica exames em um púbico altamente diversificado em termos culturais e econômicos e os resultados são comparados como se uma seleção tivesse sido feita para julgar de forma inequívoca, aquela população.
O grande número de alunos no primeiro período e poucos alunos no último, o que ocorre nas instituições particulares e não nas estatais, já retrata as deficiências no julgamento da escola paga. Mais ainda, a revolta dos muitos alunos carentes que estudam na escola privada, pagando com descontos e mesmo assim com sacrifício, quando acontece o Enade sabotam suas escolas nas respostas ao exame, estigmatizando-as, como se culpa elas tivessem das faltas do governo.
Como quer o Estado uma IES forte em ensinamentos se ele é o primeiro a tirar a confiança da população mais abastada, que poderia pagar bem e, em consequência, levar a escola a um investimento maior nos seus objetivos institucionais?
A violência que o governo tem cometido contra a educação tem sido imperdoável, principalmente quando emana de um ministério que deveria primar pelas essências da ética e da orientação, deixando o escárnio e a repressão para o momento consequente das diretrizes não cumpridas. Chega de se esconder lágrimas com sorrisos!

Um comentário:

  1. VOCÊ É UM HOMEM SÁBIO, ADMIRÁVEL E PARA SER SEGUIDO!
    GRAÇAS A DEUS EU NÃO SÓ O CONHECI MAS O COMPREENDO!
    ME ORGULHO DE SER SUA FILHA E AMIGA.
    CONTINUE ASSIM...ESPECIAL...TE AMO!!

    ResponderExcluir